terça-feira, 8 de março de 2011

Wanderley Peres

Confira a Carta do ex-secretário ao prefeito Jorge Mario


AO SR. PREFEITO MUNICIPAL
JORGE MÁRIO SEDLACEK

CARTA DE RENÚNCIA

Ao longo dos últimos dois anos servi Teresópolis como Secretário Municipal, cargo que me foi confiado no dia 1.o de janeiro de 2009. Desobrigo-me hoje da função com a certeza que contribuí para que o prefeito fosse bem avaliado na área da Cultura e, embora exaurido nas minhas forças, e já me sentindo órfão do tão agradável convívio diário em minha secretaria - diário mesmo, de segunda à domingo! - me afasto com a consciência tranquila de quem não destrata nem trai princípios, quem fez por merecer o salário pago com dinheiro público.

Graças ao empenho dos servidores lotados na Cultura, e aos cargos comissionados que tive a liberdade de escolher, implantamos políticas culturais inovadoras na cidade, transformando uma secretaria até então inexpressiva numa das mais bem avaliadas da prefeitura, tornando Teresópolis, inclusive, referência junto à Secretaria de Estado e ao Ministério da Cultura.

A preservação da memória, a valorização da arte popular, a inserção do artista local no cardápio cultural da prefeitura... Muito mais teria feito se tantas dificuldades não tivesse encontrado dentro do próprio governo. Não fosse a falta de compromisso de pessoas com quem não tivemos oportunidade de conviver durante a campanha, e atenção alguma tivesse do prefeito em quem acreditei ser a melhor opção no pleito de 2008, a Cultura aconteceria na ousada e desmedida proporção que sonhamos juntos.

Só agora enxergo claramente as preferências e as prioridades que sempre nortearam o governo e, tarde, entendo que as conversões de hábitos administrativos que pretendíamos às vésperas da eleição não ocorrerão, motivos do meu afastamento.

Ao longo dos últimos vinte anos imploramos por mudanças. Eleito você - e eu, por sua graça - promovi, com alto custo pessoal, as mudanças que prometemos na área que me foi afeta, mas frustra-me a expectativa de não conseguir avançar mais. Quem sabe outro que flua melhor nos bastidores do poder municipal, alguém que fale a linguagem do governo, resulte mais para a pasta agora vaga?

O homem público sonha pública e coletivamente. Que o prefeito, então, realize assim os seus sonhos, não se esquecendo dos desejos dos que o elegeram.

Sorte, saúde e paz.

Wanderley Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário